Feira de Santana discute construção do Hospital Baiano de Oncologia, com investimento estimado em R$ 90 milhões - IpecAgora
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (27), autoridades, empresários e lideranças políticas e religiosas se reuniram em Feira de Santana para tratar de um importante avanço na área da saúde: a implantação do Hospital Baiano de Oncologia (HBO). O projeto, orçado inicialmente em R$ 90 milhões, promete transformar o atendimento oncológico na região.

A proposta do hospital vem sendo debatida há algum tempo, mas ganhou força após a 3ª edição da Missão Brasília, realizada em setembro, quando representantes de Feira levaram ao Congresso Nacional diversas pautas para o desenvolvimento da cidade — entre elas, a construção do HBO.

O encontro desta segunda ocorreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e contou com a presença de Roberta Santana, secretária estadual da Saúde; Rodrigo Mattos, secretário municipal; o deputado federal José Neto; além de vereadores e profissionais da área médica.

Durante a reunião, Roberta destacou que a falta de especialistas em oncologia é um desafio que deve ser superado, aproveitando a posição estratégica de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, o que deve facilitar o recrutamento e a formação de profissionais.

O novo hospital deverá contar com 220 leitos, sendo 20 destinados à UTI, e será construído em duas etapas. O lançamento oficial está previsto para o dia 27 de novembro, com a possível presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estará em Salvador para a inauguração da nova ala do Hospital Aristides Maltez — obra que ampliará em 30% a capacidade de atendimento da instituição.

“Tudo depende da viabilidade orçamentária e da parceria com o Ministério da Saúde. Mas fico muito feliz por ver Feira de Santana unida, com tantas lideranças envolvidas em uma causa tão nobre. Fazer saúde pública é um trabalho coletivo, feito com cidadania e compromisso”, afirmou Roberta Santana.

Noticias recomendadas