Há anos a recepcionista Ingrid Pereira Mascarenhas, 31 anos, vinha tentando realizar um de seus maiores sonhos: reduzir as mamas. Por falta de condições financeiras, ela até já tinha deixado a esperança de lado, mas, em janeiro deste ano, ficou sabendo que poderia, enfim, passar por uma cirurgia sem custo algum.
Ingrid é uma das 227 mulheres que participaram do mutirão de mamoplastia redutora, no Hospital Estadual 2 de Julho, no bairro da Barra, em Salvador, através do programa Saúde Mais Perto. De março até o dia 7 de julho, 519 cirurgias foram realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia.
O número representa um aumento de 47,44%, quando se comparado ao ano de 2024. Em todo o ano passado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) registrou 352 intervenções de caráter reparador. Ingrid fez a cirurgia em 27 de maio último.
“Estou realizada, minha alto estima está lá em cima. Foi uma experiência que, se eu pudesse, voltaria tudo novamente. Primeiramente, agradeço a Deus, depois ao SUS e ao programa Saúde Mais Perto”, revelou a recepcionista.
fonte:atarde