Cientistas da Universidade da Flórida desenvolveram uma vacina experimental de mRNA que potencializa a imunoterapia e elimina tumores em camundongos, representando um passo importante para uma vacina universal contra o câncer.
A vacina, diferente das anteriores, não visa um tumor específico, mas estimula o sistema imunológico de forma ampla, semelhante à resposta a um vírus, gerando uma reação robusta das células de defesa contra as células tumorais.
Em testes com camundongos com melanoma, a combinação da vacina de mRNA com inibidores de checkpoint imunológico demonstrou resultados promissores, incluindo a erradicação completa de tumores em alguns casos, e também apresentou efeitos positivos em câncer ósseo e cerebral.
A vacina experimental, que segue a mesma lógica das vacinas de mRNA contra a Covid-19, está prestes a ser testada em humanos, com a expectativa de que, se os resultados forem replicados, abra caminho para uma vacina universal que prepare o sistema imunológico para combater o cânce
fonte:babadeira