Criança com celular antes dos 13 anos têm mais riscos de depressão e baixa autoestima, aponta estudo

Um estudo internacional, com dados de quase 2 milhões de pessoas, revela que o acesso a smartphones antes dos 13 anos pode estar associado a problemas de saúde mental, como pensamentos suicidas, desregulação emocional e baixa autoestima, especialmente em meninas.
A pesquisa, publicada no “Journal of Human Development and Capabilities”, indica que quanto mais cedo a criança tem acesso ao celular, piores são os indicadores de saúde mental, com jovens que tiveram celular aos 5 anos apresentando o dobro de sinais de sofrimento psíquico grave em comparação com aqueles que começaram a usar após os 13 anos.
O estudo destaca que o acesso precoce às redes sociais é um dos principais fatores que contribuem para a piora da saúde mental, representando até 70% da associação em países de língua inglesa, além de outros elementos como cyberbullying e distúrbios do sono.
Diante dos resultados, os pesquisadores propõem políticas públicas como a proibição do uso de redes sociais para menores de 13 anos, educação em letramento digital e saúde mental, responsabilização de empresas de tecnologia e a criação de aparelhos infantis com funções limitadas.
fonte:babadeira