Filha de pedreiro e dona de casa da zona rural da menor cidade do Ceará é aprovada em Medicina - IpecAgora
Compartilhe:

Quando terminou o ensino médio e, em seguida, soube que havia passado no curso de Odontologia, foi uma festa. No Sítio Picadas, localizado na zona rural de Granjeiro – cidade com a menor população no Ceará, como 4,8 mil pessoas no total – a notícia correu boca a boca. Se na sede da cidade “todo mundo se conhece”, imagine nas pequenas comunidades da área rural. Logo, todos os vizinhos já sabiam: Taynara Alves de Almeida, de 20 anos, filha do pedreiro Luiz e da dona de casa Maria, iria fazer faculdade. Quase 2 anos depois, veio uma nova conquista: Taynara passou de novo. Agora, em 2 faculdades para fazer Medicina.

Desde que concluiu o ensino médio, em 2022, os sonhos de Taynara vêm ganhando forma. E essa história é conhecida e celebrada no município do Cariri. A cidade, de tão pequena, sequer tem sedes ou campus de universidades.

Taynara já fez o primeiro percurso durante 5 semestres, com idas e vindas diárias a Juazeiro do Norte, com mais de 70 km percorridos por dia, para frequentar as aulas do curso de Odontologia. Então, veio a nova conquista, e ela está prestes a iniciar a segunda rota: se mudar para Barbalha – distante 84 km de Granjeiro – para cursar Medicina.

A estudante, que é egressa da Escola Miguel Saraiva, da rede pública estadual – única de Ensino Médio na cidade – fez provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todos os anos desta etapa de ensino, cursada em plena pandemia de Covid 19. Nesse intervalo, relata, foi percebendo que o sonho de ser médica, alimentado desde a infância, era difícil, mas não impossível.

fonte:alfinetei

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias recomendadas