Centenas de usuários de canetas para emagrecer, como Mounjaro, Wegovy e Ozempic, relataram problemas no pâncreas, levando a autoridades de saúde do Reino Unido a iniciar um estudo para investigar os efeitos colaterais desses medicamentos.
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) está investigando casos de pancreatite aguda, uma inflamação súbita do pâncreas, que tem sido associada ao uso de medicamentos da classe GLP-1, utilizados para perda de peso e tratamento de diabetes.
O programa Yellow Card, que monitora reações adversas a medicamentos, recebeu quase 400 notificações de pancreatite aguda, com destaque para o Mounjaro, e a MHRA está analisando se fatores genéticos podem influenciar o surgimento desses efeitos adversos.
A MHRA está incentivando pacientes e profissionais de saúde a relatar casos suspeitos de pancreatite relacionada a esses medicamentos e convidando pacientes a participar do estudo Yellow Card Biobank para análise genética, visando entender melhor as causas e prevenir futuros casos.
fonte:babadeira
imagens📸:babadeira