Ozempic e Mounjaro: uso para emagrecimento levanta alerta sobre risco de câncer de tireoide - IpecAgora
Compartilhe:

O aumento do uso de medicamentos injetáveis para perda de peso, como Wegovy, Ozempic e Mounjaro, tem levado pesquisadores a investigar potenciais efeitos adversos além dos já conhecidos sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito e constipação. A preocupação se concentra especialmente na possível associação com certos tipos de câncer, com destaque para o de tireoide.
Estudos em roedores identificaram o desenvolvimento de tumores na glândula quando expostos a doses elevadas de agonistas do receptor GLP-1, princípio ativo presente em fármacos como a semaglutida. Uma pesquisa francesa de larga escala também apontou correlação em pacientes que utilizaram o medicamento por mais de um ano. Por precaução, as diretrizes médicas desaconselham o uso em pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide ou predisposição genética para a doença.
No caso da tirzepatida, presente no Mounjaro, embora não haja confirmação de aumento no risco de câncer em humanos, estudos em animais igualmente motivaram advertências para tumores de tireoide. Pesquisas iniciais sugeriram até redução de alguns tipos de tumor, como o de mama, mas sem evidências suficientes para aplicação clínica.
Houve ainda questionamentos sobre possível relação entre os medicamentos e câncer de pâncreas, levantados por registros de pancreatite, porém estudos mais recentes não estabeleceram vínculo direto.

fonte:pirapop_noticias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias recomendadas